domingo, 25 de novembro de 2012


Cabo Verde

Música e Eventos

A música é algo que faz o país ser conhecido. Há manifestações populares,como o Carnaval de Mindelo, que faz com que a cidade e mesmo o país sejam conhecidos com “Brazilin” (o pequeno Brasil).
Das várias manifestações de natureza cultural que se realizam em Mindelo, o Carnaval, é sem sombra de dúvidas, a que envolve o maior número de pessoas. Envolve de uma maneira geral, todos os artistas plásticos populares e as mais prendadas costureiras da cidade, sendo a confecção toda nacional.
O Carnaval já é um produto da imaginação da ilha, em que o Porto Grande de São Vicente vai ter um papel importante, bem como as Casas Inglesas ali sediadas. Esses traços vão se vincando até aos anos 30. A partir daí é possível cotejar rastos do Carnaval carioca. A música que em um ano fazia sucesso no Rio de Janeiro, no ano seguinte era utilizada em Mindelo. Do porto são as influências da marinha de guerra que formam os nomes dos grupos que  desfilam no carnaval.


 O carnaval carioca é admirado em todo o mundo. Por esse motivo em muitos carnavais em redor do mundo é que vemos algumas semelhanças com o carnaval,não só carioca,mais semelhanças com o carnaval brasileiro.
O carnaval de Mindelo também pode ser comparado ao carnaval de outras cidades brasileiras como o carnaval de Salvador,Ouro Preto,Olinda,Recife e algumas outras cidades. A presença dos santos católicos também em Cabo Verde faz com que ele se pareça muito com as celebrações católicas no Brasil.

Autora: Lorena Cantão Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário