quinta-feira, 8 de novembro de 2012




                                           Mauritânia - Geografia
A Mauritânia é o 29º país mais extenso do mundo, seu relevo é coberto por planícies vastas e áridas, com formações semelhantes aos penhascos chamados de tergos.
   Em seu relevo também são encontradas escarpas ¹ concentradas no Sudoeste do país.As escarpas também separam os planaltos de arenito², onde se encontra o Platô de Adrar, que chega a 500 metros de altitude.
   São encontradas em algumas escarpas diversos oásis sazonais. Alguns picos, que são ricos em minérios, se elevam sobre os planaltos, os menores picos são chamados de Guelbs e os picos mais altos são chamados de Kedias.O pico mais alto Guelb er Richat conhecido também como Estrutura de Richat é o pico mais alto com 1.000 metros altitude  que está localizado na região norte central próximo à cidade de Zouîrât.
   A maior parte da Mauritânia é coberta por desertos.Segundo os geólogos, os desertos vêm se expandindo desde 1960.Entre o oceano e os platôs são encontradas áreas de planície coberta de argila e em outras partes cobertas por areia onde há uma movimentação das áreas pela ação dos fortes ventos.
                                        SIGNIFICADO DAS PALAVRAS
1º parágrafo: ¹Uma escarpa, em geomorfologia,é um tipo de relevo em uma área de transição, com uma eleveção superior a 45 graus caracterizada pela formação de penhascos ou encostas íngremes.
² O arenito é uma rocha sedimentar resultada da compactação e litificação de um material granular da dimensão das areias, ele é composto por quartzo,feldspatos, micas e/ou impurezas.
Grupo:Pedro Egeu,Arthur Galupo,Mateus Lobato,Rodrigo C, Arthur Mateus

Nenhum comentário:

Postar um comentário