domingo, 4 de novembro de 2012


O QUÊNIA E SUAS TRIBOS

O Quênia é um pais localizado no leste do Continente Africano e tem como capital Nairóbi. No Quênia há uma grande diversidades de tribos, cerca de 70. As principais tribos são masais, Himbas, os Dassanech e os Arbore.


Masais:
Os Masais  são  grupos de africanos seminômades, localizados no sul do Quênia. Tem como cor oficial o vermelho. Sua sociedade é patriarcal por natureza, com os mais velhos decidindo sobre a maioria das questões para cada grupo masai. O "laibon" é o líder espiritual deste povo. O ser supremo e criador dos masai se chama Enkai guardião da chuva, da fertilidade, do sol e do amor. O casamento é planejado, ou seja, se o homem escolher a mulher, ela é obrigada a se casar, se não é expulsa de casa. Suas casas são feitas de barro e esterco de vaca. Se alimentam de caças, eles têm a tradição de beber o sangue do animal ainda quente e  a carne crua, pois representa a sua cor sagrada.


Himba:
O povo Himba  é um grupo de nômades que se localizam ao leste do Quênia, são uma tribo africana que pratica culto aos ancestrais, é muito ligada a religião. Muitas tribos praticam animismo africano e outros. Alguns antropólogos os consideram como um monoteísmo evoluído. Eles chamam seu deus de Mukuru e usam um fogo ancestral para se comunicar com os espíritos de seus antepassados. De acordo com a religião do povo Himba, Mukuru criou o homem, a mulher e o gado da mesma árvore. Ao contrário da maioria das outras religiões monoteístas, Mukuru não tem poder ilimitado e os antepassados também podem influenciar fortemente no mundo e nos eventos. Uma das funções do líder masculino da família é manter o fogo ancestral, onde reza, afasta os progenitores e pede as bênçãos para sua família. Mukuru controla a maioria dos elementos do mundo físico, como a terra, a água e o clima, os antepassados têm outras preocupações, como a doença ou a condição de seu gado. Por exemplo, se alguém fica doente, o povo Himba acredita que os espíritos dos antepassados foram de alguma forma ofendido com as ações da família.


Daasanach:
A tribo Dassanech é uma das tribos mais antigas da África. Estes pastores vivem em três países do Leste Africano. São cerca de trinta mil. Recentemente, muitos Daasanach foram convertidos em agricultores. Isto é principalmente resultado de suas perdas a acessos a seus territórios tradicionais no Quênia, o seu novo modo de vida como agricultores os forçou a viver perto de fontes de água permanente às margens do rio Omo. Falam línguas da família nilo-saariana.. Semelhante a muitas tribos da África, Daasanach tem vários clãs que são herdados pela descendência patrilinear. Além disso, a sociedade reconhece diferentes classes de idade que determina a posição em muitas das tribos tradicionais da África.


Arbore:
A tribo é muito pequena, com cerca de quatro mil pessoas falantes da língua Arbore. O Arbore vivem na região do rio Omo e falam uma língua Cushitic-asiática da família lingüística afro.  Nas fotografias africanas dos Arbore, as mulheres geralmente usam um pano preto grande para cobrir suas cabeças. Semelhante a muitas antigas tribos africanas, e realizam muitas danças rituais enquanto cantam. Vivendo em um ambiente muito duro fisicamente, os Arbore acreditam que a dança e o canto vão eliminar as energias negativas. Ao eliminar as energias negativas, esta tribo africana tradicional acredita que eles podem produzir a energia positiva que vai trazer a este povo indígena boa sorte. Sendo uma cultura pastoril, o Arbore medem sua riqueza pelo número de gado que possuem


Escrito por João Pedro Jorge




Nenhum comentário:

Postar um comentário