domingo, 28 de outubro de 2012


O povo Massai da Tanzânia


O povo Massai vive na Quênia e no norte da Tanzânia. É um povo orgulhoso e indomável, composto por pastores e guerreiros, que segue com muito orgulho suas tradições. Essa gente já foi muito temida. Conhecidos por suas peles negras e suas roupas tingidas no vermelho.


Os homens Massai não podem beijar suas mulheres, a boca é feita apenas para comer, e usá-la com outra finalidade é considerado algo terrível. Também não podem comer a vista das mulheres, e nem digerir nada que foi tocado por elas .
 Leite e carne são o principal alimento do povo Massai, bebem leite com sangue de gado e, para retirar o sangue, fazem todo um ritual .



Os homens usam cabelo pintado de ocra vermelha e gordura de carneiro e as mulheres rapam o cabelo, e também os pintam, mas somente em rituais.
As mulheres urinam em pé, enquanto os homens acocoram-se.
Entre os massais, o choro só é permitido quando alguém morre.



Os massai não conhecem calendário. Tudo gira em torno da lua. São muito supersticiosos. Acreditam que se uma mulher grávida tiver relações com um homem, o filho nascerá com o nariz entupido. Se um pai tiver dúvidas quanto à origem de um bebê, a criança é colocada no centro do portão, por onde o gado passa durante a noite. Se for pisoteado até a morte, será considerada como um filho bastardo. A doença é vista como uma maldição, usada por alguém para matar o outro. Ser tocado ou cuspido por um idoso, muitas vezes, pode significar que esse está passando uma maldição para a pessoa. Outro mal é ver uma língua preta. Cuspir na palma da mão, antes de dar a mão, num cumprimento, é sinal de uma amizade especial. A avó abençoa o recém-nascido enchendo-lhe as solas dos pés, as palmas das mãos e a testa de cuspe, enquanto reza para Enkai. Nas primeiras semanas, o bebê não pode ser visto, a não ser por pessoas autorizadas. E não se deve dizer que é bonito, para não ser vítima de azar. Quando os bebês sujam as cangas, eles são retirados delas e limpos a seco. A seguir, a mãe cospe na bunda desse e esfrega com a mão. Por sua vez, as cangas são esvaziadas e esfregadas na areia até que fiquem secas.

Existem alguns livros e filmes baseados nos massais , como por exemplo :
O livro “ Casei com um Massai ”



E o filme "A massai branca", baseada na história acima, que é real. 



Por : Luisa Sousa , Luisa Lira , Julia Calixto , Isabella Marangon e Barbara Franco





Um comentário: