segunda-feira, 5 de novembro de 2012


ÁFRICA ANTIGA
O IMPÉRIO DE MALI



MANSA MUSA

A região do alto Níger era habitada por vários povos, como: tucolores, soniquês, serenes, bambaras, jalofos, songhais, sossos, fulas e mandingas. Estes povos construíram pequenos reinos, nos quais a chefia correspondia a um clã.
O reino mandinga, favorecido pela proximidade com as jazidas de ouro, passou a controlar as rotas comerciais da região. Assim fortaleceram seu poder e ampliaram o número de aldeias e povos que reconheciam a autoridade de seu chefe.
Suas riquezas vinham do comércio do ouro, pois o Mali controlava a rota para as jazidas do Sul. Do norte vinha o sal, produtos de luxo e cavalos trazidos pelos comerciantes árabes e berberes. Os comerciantes mandingas trocavam sal pelo ouro e pela noz de cola que vinha da floresta.



Sob o reinado de Mansa Musa, de 1312 até 1337, o império de Mali atingiu seu apogeu. Mansa Musa saiu da capital acompanhado por uma escolta de aproximadamente 60 mil carregadores e quintetos serviçais com vestimentas de ouro. Em Cairo o imperador distribuiu uma imensa quantidade de ouro. 

Autores: Thamiris, Theodoro, Caio, Luisa Marcellino e Diana

Nenhum comentário:

Postar um comentário