quinta-feira, 8 de novembro de 2012


Sudão- Características gerais



        O Sudão é um dos 53 países africanos. É limitado, ao norte, pelo Egito, ao Sul pelo Sudão do Sul, a oeste pela República Centro-Africana, Chade e Líbia e a leste pelo Mar Vermelho, fazendo fronteira com a Arábia Saudita, com a Eritreia e com a Etiópia. Está no Norte do continente. É um país bem grande, com 1 886 068 Km² de área, sendo assim o 16º em extensão no mundo! 
      O rio Nilo é o principal do país e é responsável pelo fornecimento de energia elétrica e pela irrigação de plantações de algodão. A maioria da população vive da agricultura de subsistência e da pecuária.
      É um dos países mais pobres do mundo e os recentes investimentos na economia não modificaram muito a situação. O solo é rico em ouro, prata, petróleo, ferro, zinco, gás natural, manganês, granito, cobalto, chumbo, urânio, cobre, alumínio, etc. O país encontra-se em guerra civil há 46 anos!
      Sua língua oficial é o árabe, mas também fala-se inglês. Sobre a religiosidade, podemos afirmar que a população é predominantemente muçulmana, mas uma minoria venera deuses indígenas ou é cristã.
      O clima, ao norte, é árido tropical e ao sul tropical. Apresenta altos índices de analfabetismo (42,9%) e a expectativa média de vida é de 58 anos. Segundo a ONU, a população, em 2006, atingia 41.236.378. 
      Possui 26 estados e sua capital é Cartum. As cidades principais são: Omdurman, Cartum, Cartum do Norte, Port Sudan e Kassala.
           

                                                    Omdurman - cidade mais populosa do Sudão

Autores: Ana Beatriz, Leonardo, Christian, João Vitor e Eros

Nenhum comentário:

Postar um comentário